top of page

Compulsão Alimentar: Como a hipnose pode ajudar você a vencer esse desafio


Saber se alimentar corretamente não é apenas um processo de escolha.

Existe um fator interno que nos afasta ou aproxima de escolhas saudáveis e mesmo sabendo das implicações das escolhas não saudáveis ainda assim optamos por elas. Motivo pelo qual essa escolha não é totalmente consciente, ela passa pelo fator subconsciente e é exatamente nesse ponto que a grande maioria das pessoas enfrentam grades dificuldades.

Mas afinal, o que vem a ser a famigerada compulsão alimentar?

Compulsão alimentar é definida pela ingestão de uma quantidade de alimentos que a maioria das pessoas não consumiria no mesmo período em situações parecidas. Ela é tida como um transtorno psicológico segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) da Associação Americana de Psiquiatria.

Podemos dizer que a compulsão alimentar está diretamente ligada a anormalidade da quantidade de alimentos ingeridos, que vai além do que o nosso organismo necessita. Esse distúrbio pode acontecer pelo menos um vez por semana em um período de 3 meses, por exemplo. A compulsão pode ser diferenciada por níveis:

  • Leve: 1 a 3 acontecimentos por semana

  • Moderada: 4 a 7 acontecimentos por semana

  • Grave: 8 a 13 acontecimentos por semana

  • Extrema: 14 acontecimentos por semana

Como saber se sofro de compulsão alimentar?

A compulsão vai além da razão do ato de comer, é a perda total do controle sobre a alimentação, infelizmente existe sofrimento envolvido com fatores emocionais muito sérios que devem ser considerados.

A grande maioria das pessoas que sofrem de compulsão alimentar tem consciência do problema e conseguem as vezes manter por dias sob controle, entretanto em alguns momentos são levados a consumir de forma “doentia” grandes quantidades de alimentos como se buscassem prazer ou compensação por algo.

Vale a pena lembrar que a compulsão não ocorre necessariamente em pessoas obesas, muitos nem são diagnosticados com compulsão, a obesidade e a compulsão são coisas diferentes.

Portanto nem todos os compulsivos são obesos e os obesos são compulsivos. Outro complicador é que a compulsão sempre vem associada com baixa autoestima e repulsa pelo próprio corpo, causando uma série de problemas que impactam diretamente na qualidade de vida, nas relações sociais e nos níveis de ansiedade.

A busca pela ingestão em excesso de alimentos é tido como uma recompensa por algo, é um prazer momentâneo causado por um impulso inconsciente.

É nesse ponto que a hipnoterapia pode lhe ajudar para suprir essa necessidade por esse “falso prazer” que causa tanto sofrimento. Através de um processo terapêutico onde através da regressão chegaremos ao ECI (evento causador inicial) onde juntos identificaremos a causa inicial do problema e a ressignificaremos, sanando o problema da melhor forma possível.

Gostou do artigo? Marque uma avaliação para juntos construirmos uma terapia customizada para você! Será um prazer pode ajuda-lo nesse desafio.

Fernando Santos

Hipnoterapeuta, Psicodramatista e especialista em Psicanálise

60 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page